Como encontrar ajuda?

Não é novidade para ninguém que a pandemia acirrou nossas ansiedades e despertou um turbilhão de incertezas com as quais temos que lidar diariamente.

Pessoas de todas as áreas sofreram e ainda sofrem com as consequências psicológicas de toda a situação que ainda vivemos. O mesmo, naturalmente, ocorre com estudantes de todos os lugares e de qualquer faixa etária.

Há incertezas com relação às provas, ao futuro profissional, sobre onde estudar, e até mesmo as próprias incertezas com relação a própria saúde. Diante desse cenário, é difícil não nos sentirmos afetados, e por isso devemos nos perguntar: o que fazer? Como encontrar ajuda?

Se liga nessas dicas para sentir um pouco mais de confiança sobre o que fazer:

1 – Converse com os colegas 

Em toda situação de conflito psicológico, é essencial fazermos os esforço de saber que não estamos sós diante daquilo. E, para isso, o caminho mais fácil, mas bastante eficaz, é conversar com nossos amigos e tentar desabafar o que estamos sentindo.

Quando falamos com outras pessoas, temos a percepção de que não estamos sozinhos enfrentando aquelas situações. Percebemos que não sentimos aquilo porque somos fracos ou algo parecido, nós reconhecemos que outras pessoas também sofrem e sentem o mesmo que nós.

2 – Converse com os profissionais adequados 

Além de conversar e desabafar com seus amigos próximos, procure os profissionais adequados para ajudá-lo a lidar com suas necessidades. Quando nos sentimos frágeis psicologicamente, é muito importante buscarmos as pessoas certas para ouvir e nos ajudar.

Um profissional da área pode ajudá-lo a entender melhor o que você está sentindo e fornecer orientações sobre o que fazer para superar aquela situação. 

3 – Procure grupos de apoio e suporte psicológico

Procure grupos de apoio e suporte psicológico na sua escola ou faculdade. Muitos ambientes educacionais resolveram iniciar grupos de apoio para suporte mútuo durante a pandemia. Grupo assim são essenciais na superação de qualquer desafio psicológico.

Gostou deste texto? Não deixe de compartilhar com quem precisa ler!

agencia