Entenda por que
O cargo de liderança não é algo imposto, mas sim conquistado e, para conquistá-lo, é preciso equilibrar competências comportamentais com o conhecimento que deve ser atualizado e aprofundado constantemente.
É preciso exercer a influência com empatia, estratégia e colaboração. Um bom dirigente é quem sabe delegar e ensinar. Por isso, é preciso que o candidato se prepare. Sempre foi importante se atualizar, mas agora é fundamental!
Confira algumas maneiras para os profissionais tornarem-se líderes:
?Comece a descentralizar a tomada de decisões. É fundamental capacitar a equipe, apoiar, remover impedimentos e garantir a todos a autonomia. Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores e ajudá-los a alcançar o seu melhor é fundamental.
Isso leva tempo, treinamento e uma confiança na equipe como um todo e em cada um como profissional.
?Incentive os colaboradores a terem uma perspectiva geral do negócio: saber informações chave da empresa é fundamental para que todos tenham uma ideia ampla do negócio onde estão inseridos, os desafios e metas.
Faça uma reunião de alinhamento profunda e detalhada pelo menos uma vez por mês para que os colaboradores saibam como está o andamento da empresa, o que pode ser melhorado e o que deu resultado.
?Tenha foco na melhoria dos processos. Sempre haverá incertezas e elas não podem ser evitadas. Por isso, a resolução de problemas complexos permite a tomada de decisões.
Entenda, no entanto, que podem existir problemas que são óbvios para você e não para os outros, o contrário também. Por isso, é sempre importante ouvir o que a equipe e os clientes têm a dizer. Ficar de olho no mercado e na concorrência é fundamental para não “parar no tempo.”
?Esteja aberto para aprendizados e experiências: sempre há espaço para melhoria, nos últimos anos uma infinidade de tecnologias e conceitos surgiram.
Daí a importância da troca entre profissionais muito experientes e aqueles que estão chegando no mercado de trabalho agora. Ambos têm muito o que compartilhar e ensinar aos colegas. É preciso que as opiniões e sugestões de todos sejam levadas em consideração.
Pode parecer difícil aceitar que não se tem uma resposta para tudo ou que errou o caminho, mas 05admitir que precisa de ajuda, em qualquer momento da sua vida profissional, é um sinal de crescimento, afinal, todos precisam de todos para chegar mais longe.
Seguindo essas dicas você será um líder de sucesso. Compartilhe esse post com um amigo que busca ser líder.