Saiba como

Nunca é tarde para aprender: e aprender de formas diferentes! Não existe uma única maneira de estudar nem de aprender, afinal, todas as pessoas são diferentes. 

Por isso, experimentar várias modalidades até encontrar a sua é fundamental:

Visuais ou memória fotográfica

Os alunos desse grupo conseguem memorizar matérias, nomes e dados com mais facilidade quando estimulam a visão. Slides, gráficos, diagramas, ilustrações e textos são os materiais mais adequados para revisar e estudar depois das aulas, sempre em ambientes tranquilos e silenciosos. Para eles, qualquer som funciona como uma distração.

Em aula, é fundamental anotar tudo o que foi dito, já que a escrita também é uma forma de estimular a visão. Depois, dá para aproveitar este material de outras maneiras, combinando as anotações com imagens e outros elementos visuais que ampliam o contexto do tema estudado.

Outra possibilidade é preparar resumos gerais, cartazes e fichamentos que facilitam o resgate na memória de assuntos específicos. 

Auditivos

Estimular a audição não tem a ver, necessariamente, com estudar em ambientes barulhentos. Alunos auditivos precisam de silêncio e concentração para ouvir a explicação dos professores e repassar o conteúdo em voz alta, mais tarde, na hora de estudar. 

Além de repetir as informações em voz alta, outras técnicas auditivas ajudam na memorização das matérias. Graças à tecnologia, é possível estudar com a ajuda de livros e documentários em áudio e podcasts especiais dentro do tema discutido em sala de aula. 

Sons tranquilos e instrumentais também ajudam.

Cinestésicos

Para estes alunos, não basta apenas ler ou ouvir as explicações do professor. Eles precisam entender o conteúdo na prática. Por isso, a dica é estar sempre em movimento, fazendo algumas pausas relaxantes durante os estudos. 

Algumas pessoas possuem mais facilidade para entender o conteúdo caso alguém o explique para elas. Alguns alunos preferem ouvir aos temas estudados, outros preferem visualizar. Utilizando a tecnologia, você pode absorver o conhecimento da melhor forma para você.

Alguns estudantes preferem absorver o conteúdo sozinhas, fazendo suas próprias anotações num ambiente calmo e tranquilo.

Nossa dica é: tente estudar de diferentes jeitos, ouvindo, assistindo, escrevendo, debatendo, repetindo e analise qual foi a maneira que mais surtiu resultados para você. Com o ensino a distância, você dita e segue o seu ritmo de estudos!

Qual o seu jeito preferido de estudar? Conte para a gente! A Futura oferece mais de 900 cursos de pós-graduação EAD que farão a diferença no seu currículo e aumentarão as suas oportunidades no mercado de trabalho, acesse e saiba mais!

agencia