Saiba mais

Você sabe o que é inteligência emocional? É uma habilidade muito requisitada no mercado de trabalho e na vida que ajuda o profissional a perceber, interpretar e gerir emoções.

São os nossos sentimentos que guiam as nossas emoções, ações e como reagimos diante de determinadas situações, inclusive as profissionais, estudantis e principalmente as afetivas.

Ter uma boa inteligência emocional ajuda a conseguir e manter um bom emprego, ter bons relacionamentos com a família, com os amigos, com o cônjuge e com a sociedade em geral.

Para aprimorar essa habilidade e consequentemente conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é preciso seguir algumas dicas:

✅Pratique o autoconhecimento: é importante que você saiba quem você é, quem você não quer ser e quem você quer ser. Aceite quem você é e o que você sente. Ter essa clareza é fundamental na busca por uma melhor versão sua.

Mas, apenas se conhecer não é suficiente: é preciso que você identifique atitudes e comportamentos que precisam ser modificados para que você alcance uma vida plena de fato.

Não é porque você sempre agiu de uma forma que você precisa agir sempre da mesma forma, nem, significa que essa forma de agir define quem você é.

✅Reconheça seus limites, acertos e falhas: ninguém é perfeito e perdoar a si mesmo é fundamental. Aprenda a dizer não e a entender, acolher seus sentimentos.

✅Coloque-se no lugar do outro: pratique a empatia, aprenda a ouvir e a compreender. Não mantenha o foco apenas em si mesmo, isso ajuda na tolerância e na coletividade. Treinar a escuta ativa, não para responder, mas para compreender.

✅Controle suas emoções: questione se o que você está sentindo é de fato real ou não. É importante saber que você não tem – e nem precisa ter – o controle de tudo.

✅Converse com os outros: para entender quem você é, como você age, no que você acredita e quais são seus princípios.

Apesar de existirem muitos cursos gratuitos online, pode ser que você precise de uma ajuda mais direcionada. Nesse caso, procure um especialista.

É importante ter em mente que sempre é tempo de melhorar a sua carreira, a forma como você enxerga você mesmo, os outros, a vida e seus sentimentos.

Entender que eles têm grande influência sobre quem você é, como você age, como se comporta e como lida com determinadas situações é muito importante.

Desenvolver essa habilidade requer tempo e paciência, mas você pode começar hoje mesmo! Depois, nos conte seus resultados.

agencia