Aprenda quatro dicas fáceis de como melhorar a eficiência das suas sessões de estudo.
Estudar nunca é fácil para qualquer um de nós. A cada vez que sentamos para estudar, travamos uma briga interna para conseguirmos nos concentrar, cobrir o conteúdo que está a nossa frente, e ainda conseguir reter algo de tudo o que foi visto.
Por isso, neste texto trouxemos 4 dicas fáceis para ajudá-lo a estudar com maior eficiência e conseguir tirar o máximo de proveito das suas sessões de estudo. Segue a leitura:
1 – Tenha um horário fixo para estudar
A primeira forma de melhorar a eficiência dos seus estudos é ter um horário fixo para estudar. Se você é daquelas pessoas que estuda a qualquer hora que seja possível, ou até mesmo a qualquer hora que tem vontade, é urgente que você organize sua rotina para conseguir ter um horário fixo para os estudos.
Ter um horário fixo para estudar é o primeiro passo para definir uma rotina diária de estudos. E na medida em que você segue uma rotina com os estudos, mais fácil e produtivo se tornará o ato de estudar.
2 – Faça pausas regulares
Em toda sessão de estudo, faça pausas regulares para descansar e conseguir recuperar a concentração. É um enorme erro insistir em sessões de estudo que duram horas a fio. Você estará se cansando desnecessariamente e não conseguirá render tudo o que poderia. O ideal é que suas pausas sejam intercaladas com a seguinte técnica:
3 – Utilize a técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro é utilizada para dar ritmo à sua sessão de estudo. Ela consiste em utilizar um cronômetro para medir o tempo de concentração total. De maneira simples, o estudante marca um período de 25 a 50 minutos no cronômetro e durante esse período se coloca em concentração total na tarefa.
Após o fim do período marcado no cronômetro, toma-se um intervalo de descanso de 5 a 15 minutos para então poder fazer uma nova sessão. A principal vantagem desta técnica é o fato de poder definir tempos regulares de estudos sem distração.
Com a técnica de Pomodoro, é possível alcançar muito mais eficiência nos estudos e encaixar intervalos de estudos na sua rotina.
4 – Utilize o material adequado para você
Nossa última dica importante é saber utilizar o material adequado para suas necessidades. Muitos alunos sofrem porque insistem em utilizar materiais para os quais eles não estão preparados, seja porque o conteúdo é avançado, ou até mesmo porque não toca os seus interesses reais. Por isso, procure sempre utilizar o material adequado para suas sessões de estudo.
Procure ter atenção com cada uma das dicas comentadas neste post. Com certeza suas sessões de estudo se tornarão mais eficientes e proveitosas.
Gostou deste texto e gostaria de aprender a aproveitar melhor sua formação na universidade? Acompanhe nosso conteúdo.