Entenda por que ele é importante
O termo network significa ‘rede de contatos’ em inglês. Networking, ou uma rede de contatos, é o relacionamento que você constrói com as pessoas que trabalham ou que já trabalharam com você, seus colegas de turma e outros profissionais que possam de alguma forma ajudá-lo quando você precisar, e vice-versa.
Antigamente, as pessoas utilizavam agendas com endereços e telefones. Depois, passaram a se comunicar via listas de e-mail. Com o avanço da tecnologia, a maneira como as pessoas mantêm contato também mudou. Quase todos estão a um clique de distância, algo que acaba aproximando pessoas com interesses em comum.
Mas porque você deveria manter contato com seus ex-colegas de faculdade, ex colegas de trabalho ou ex chefes? A resposta é simples: manter uma ampla e efetiva rede de contatos.
Como anda o seu Networking?
Cultivar um bom relacionamento com os colegas de trabalho, ex-chefes e colaboradores é fundamental para transmitir uma boa impressão. Muitas vezes, novas oportunidades de trabalho e indicações vêm através deste bom relacionamento. Um bom profissional constrói pontes e cria maneiras de ser lembrado e evidenciado quando necessário.
Mas você sabe como criar um bom Networking? Confira algumas dicas:
- Aproxime-se das pessoas: é ideal criar vínculos e identidade;
- Apresente-se. Não é necessário ter um cartão de visitas, mas é interessante que as pessoas tenham uma ideia geral de quem você é e o que você faz;
- Saiba priorizar: o profissional deve saber definir o que é importante, conversando com essas pessoas de sua rede e criando vínculos que possam vir a ser importantes no futuro;
- Assim como você espera ser indicado em vagas de emprego, também indique seus contatos quando uma oportunidade surgir na empresa onde trabalha;
- Frequente lugares para ampliar sua rede: Workshops ou palestras motivacionais, por exemplo, podem ser ótimas alternativas de espaços para estabelecer bons contatos. Frequente reuniões dos profissionais da sua área, participe de encontros com a sua turma de faculdade, amigos, alunos, professores ou dos outros cursos que participou;
- Priorize contatos individuais: fale sobre suas atividades, sobre seu trabalho, e na hora de contatar as pessoas, envie e-mails individuais;
- Ouça mais: procure ouvir ativamente quando encontrar alguém pela primeira vez se apresentar a uma pessoa em algum evento, formulando perguntas que gostaria de fazer;
- Preste atenção na frequência: procure fazer um contato por semana. Isso faz com que as pessoas se lembrem de você mais facilmente.
Uma ferramenta indicada por muitos especialistas é o LinkedIn, uma rede social criada para quem busca emprego ou procura profissionais. O importante é ter equilíbrio: não use seu perfil como muro de lamentações nem como diário, seja direto e simples em suas qualificações e objetivos.
Seguindo essas dicas da Faculdade Futura o seu futuro fica bem mais perto de você!