O que fazer para melhorar sua habilidade de comunicação em quatro passos simples

Saber se comunicar é uma dessas habilidades que grande parte das pessoas acredita que é um simples dom ou habilidade inata que somente alguns sortudos carregam desde o nascimento.

Porém, esta é uma visão completamente enganosa. A comunicação é uma habilidade que se desenvolve como qualquer outra: a partir da prática e do treinamento.

Talvez até existam pessoas que tenham uma maior predisposição natural para ser um bom comunicador, mas isso não significa que você seja incapaz de desenvolver e aprimorar uma boa capacidade comunicativa.

Por essa razão, selecionamos 4 passos simples e eficientes para que você possa melhorar sua habilidade de comunicação e desenvolver sua capacidade comunicativa.

1 – Comece e pratique aos poucos 

A primeira coisa que você deve ter em mente para melhorar sua comunicação é que deve começar em pequenos passos e avançar aos poucos. É muito comum que as pessoas sintam medo de falar em público porque se imaginam diante de um auditório lotado, mas ninguém precisa começar assim.

Por isso, comece a treinar sua comunicação diante do espelho, diante de amigos, diante da sua sala de aula e, aos poucos, vá tentando passos maiores, como palestras, participações em teatro, e coisas similares. Com o tempo você se surpreenderá com o quanto a sua capacidade comunicativa evoluiu.

2 – Melhore o seu vocabulário 

Comunicar-se bem depende de ter bons recursos disponíveis no momento de se expressar. E os recursos de toda comunicação são as palavras. Uma boa comunicação depende de um bom vocabulário.

Isso não significa que você tem que falar de maneira rebuscada e toda complexa. Significa apenas que você deve se esforçar em alargar seu vocabulário e integrar novas palavras para utilizar quando necessário.

Além disso, há outro ponto importante: 

3 – Treine a sua dicção           

Sim, pratique bastante a sua dicção e capacidade de falar palavras longas sem se enrolar ou ter que pensar demais. Todo bom comunicador possui uma boa dicção. Quando bons comunicadores falam, é possível distinguir todas as palavras ditas. Por isso, procure desenvolver tal capacidade.       

4 – Pratique em pequenos eventos

Após evoluir cada vez mais no treinamento da sua comunicação, busque praticar sua habilidade de comunicação em eventos de pequeno porte, como seminários de faculdade, feiras de ciências e situações semelhantes.          

Ao falar sobre diferentes temas para públicos diferentes, sua capacidade de se comunicar irá se aprimorar bastante para ser utilizada em diferentes contextos.

Gostou deste texto e gostaria de mais dicas sobre a vida acadêmica? Não deixe de acompanhar o nosso conteúdo!

agencia