Como se manter motivado durante a crise?

Invista em atividades que lhe agradam

A situação de quarentena pegou todo mundo desprevenido. Planos, viagens, festas, cursos, palestras e muitas outras situações foram adiadas ou canceladas. Com isso, muitas pessoas se sentem perdidas.

Para a maioria das pessoas se sentirem seguras, elas fazem planos e precisam se sentir no controle de algumas situações em suas vidas. A pandemia trouxe muitas incertezas, medos e mudanças e até as pessoas mais estruturadas podem encontrar dificuldade para seguir em frente. O que fazer?

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a contornar essa situação sem perder as esperanças e mantendo a saúde mental em dia, afinal, você não está sozinho. Confira:

Estabeleça uma rotina nova

Você normalmente acordava no mesmo horário todos os dias, se arrumava e ia ao trabalho. Depois, ao mesmo horário, almoçava. Essa súbita mudança de planos deixa as pessoas perdidas por um tempo e seguir a velha rotina é inviável. Por isso, monte sua nova rotina com o tempo que você tem disponível, reservando um tempo só para você.

Divida as tarefas domésticas

Com várias pessoas em casa ao mesmo tempo, sobra louça e falta vontade para lavar. As tarefas domésticas devem ser divididas entre todos de acordo com o que cada um pode fazer. Dessa forma, é possível não sobrecarregar uma única pessoa com os afazeres domésticos.

Consuma informação com responsabilidade

Somos bombardeados por notícias ruins na TV, no celular, no rádio. É importante manter-se informado até por questões de segurança, mas mais importante ainda é manter a sua saúde mental em dia. Reserve um tempo para assistir ao noticiário e ler notícias, mas saiba desligar-se de vez em quando.

Marque encontros online com os amigos

Use a tecnologia a seu favor. Conecte-se com as pessoas que você ama, e se mantenha ocupado conversando com elas. Vocês podem combinar de conversar por vídeo algumas vezes por semana. É importante perceber que você não está sozinho nessa situação e conversar com pessoas que se importam com você é fundamental.

Faça exercícios em casa

As pessoas deixaram de ir à academia e de caminhar ou pedalar no parque, mas isso não pode fazer com que elas se tornem sedentárias. Prepare uma rotina de atividades físicas para fazer em casa, como polichinelos, dança, alongamento entre outros. Existem vários perfis com treinos gratuitos que podem ser feitos de casa.

Cuide de quem você ama

E isso inclui você. Ligue para seus parentes idosos, entre em contato com os seus amigos, ofereça ajuda quando puder ajudar. É importante saber que essa situação acabará em breve.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar