Veja algumas dicas do que fazer para evitar problemas na hora de fazer trabalhos em grupo

Trabalhar em equipe é uma das grandes dificuldades de qualquer estudante em fase escolar ou universitária. Sabemos que o resultado mais comum é ter alguma pessoa que faz o trabalho por outras outras.

O problema, claro, é que deixar tudo nas mãos de uma única pessoa pode acabar sendo ruim não apenas porque a pessoa pode errar tudo e comprometer o trabalho, bem como você pode acabar sem aprender o conteúdo que poderá ser utilizado posteriormente em alguma outra avaliação.

Por essa razão, neste post falaremos de algumas dicas do que fazer para tornar o trabalho em equipe algo fácil e com muito mais eficiência.

1 – Divida as funções

A primeira dica do que fazer para melhorar o trabalho em equipe é dividir bem as funções. Aqui o importante é que cada tarefa seja dividida de modo a contribuir para o resultado final do trabalho.

Vale mencionar que dividir as funções não significa apenas dizer que cada pessoa fará uma coisa. Uma mesma pessoa pode fazer mais de uma tarefa, mas desde que ela tenha algum conhecimento daquilo que fará.

O importante no momento de dividir as tarefas é que o resultado final contribua para um bom trabalho. Em geral, as pessoas de um grupo ficam mais preocupadas em dividir as tarefas igualmente do que em produzir um bom resultado. E é aí onde entra o erro.

Portanto, divida as funções e leve em consideração como tudo aquilo contribuirá para o resultado final. Se há alguém que gostaria de fazer mais de uma tarefa, não há problema com isso. Contudo, não permita que alguém participe do grupo sem fazer ou contribuir com alguma coisa.

2 – Estabeleça prazos

Nossa segunda dica é estabelecer prazos para todas as tarefas. Jamais permita que sua equipe seja daquelas que entrega tudo somente em cima da hora, que simplesmente junta o que cada um fez, de qualquer modo, e entrega.

Para evitar isso, estabeleça prazos apertados para cada pessoa. Se o trabalho deve ser entregue daqui a três semanas, estabeleça um primeiro prazo já para a primeira semana. Isso forçará as pessoas a começarem a pensar no trabalho e já adiantar a parte de cada uma.

3 – Confira a descrição da tarefa

Por último, lembre-se de reler a descrição da tarefa dada pelo professor. É muito comum os alunos fazerem tudo de última hora e ainda acabarem entregando trabalhos que nada tem a ver com o que foi pedido pelo professor.

Portanto, tenha atenção em atender exatamente o que foi pedido pelo professor. Se tiver alguma dúvida, procure esclarecê-la o quanto antes para ter a certeza de que as tarefas a serem executadas estão realmente de acordo com o trabalho.

Gostou de saber mais  sobre o que fazer para conseguir fazer trabalhos em grupo? Acompanhe nosso conteúdo para novas dicas.

agencia