Saiba mais

Procurar empregos nos dias de hoje se tornou uma tarefa completamente diferente do que era feito no passado. Se antes as pessoas faziam ligações e carregavam seus currículos impressos até as contratantes e seus RHs, hoje é tudo feito de maneira on-line, de maneira rápida e sem maiores problemas.

Neste post, falaremos de como utilizar a internet para buscar por emprego, seja durante a sua pós-graduação ou somente depois de formado. Segue a leitura:

Tenha um bom CV on-line

O primeiro passo para buscar emprego é ter um bom CV on-line. Hoje é possível ter um site pessoal, um portfólio on-line, ou usar outras plataformas em que é possível expor suas credenciais.

Se não puder ter nada disso, tenha pelo menos um CV bonito e organizado em formato .pdf. Esqueça aqueles currículos mal feitos em word. Hoje há diversos programas que automatizam a criação do seu CV. É bastante fácil encontrá-los na internet.

Contate possíveis empregados por e-mail

Depois de ter o seu CV on-line, contate possíveis empregados por e-mail. Escreva um modelo de e-mail de apresentação e comece a contatar as pessoas que você conhece daquela área.

Se você tem interesse em seguir na carreira acadêmica, contate os possíveis orientadores e parceiros para diferentes trabalhos. Pergunte se aquela pessoa está disposto a orientá-lo, qual o tipo de trabalho que ela gosta de realizar, e como você acredita que se encaixaria em seu grupo de pesquisa.

Procure por bancos de perfis profissionais

Há diversos bancos de dados on-line para expor seu CV. Hoje em dia, até mesmo as redes sociais servem para projetar seu posicionamento dentro da profissão. É comum que as pessoas usem o Instagram, por exemplo, para contatar novos contratantes e fazer parcerias.

Há também redes como o Linkedin, que serve apenas para propósitos profissionais e pode ser um grande aliado na busca por um emprego. Faça o seu perfil e comece a contatar as empresas da sua área.

Participe de grupos e fóruns de compartilhamento de vagas

Na internet, principalmente nas redes sociais como Facebook, é possível encontrar diversos grupos e fóruns em que as pessoas compartilham vagas das mais diversas áreas. Procure pelos grupos e fóruns da sua área. Com certeza haverá algum com alguma atuação das pessoas que também estão procurando emprego.

Participar de grupos assim é muito importante para saber o que as vagas andam exigindo para cada cargo. Por isso, é interessante que você participe desses grupos até mesmo antes de se formar ou de precisar procurar emprego. Assim você saberá o que precisa fazer para se preparar para o mercado.

Gostou deste texto e gostaria  de aprender a aproveitar melhor sua formação? Acompanhe nosso conteúdo.

agencia