Como se preparar?
Desde que o Coronavírus foi declarado uma pandemia até hoje, se passaram mais de um ano. Durante todo esse tempo, a forma como as pessoas vivem, se relacionam e consomem mudou bastante.
As relações de compra e venda tiveram que ser alteradas para poderem funcionar neste novo normal. A relação entre clientes e vendedores passou a ser feita de maneira digital, através da internet e dos telefones.
O uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena: o aumento foi entre 40% e 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O setor de vendas online teve um aumento de 70% em 2020.
Esses dados mostram que o comércio online é uma tendência que veio para ficar, mesmo quando a pandemia acabar. A compra online caiu no gosto das pessoas e não sairá tão cedo.
Empresas oferecem entregas rápidas, às vezes para o mesmo dia, descontos caso o cliente compre em quantidades maiores, cupons e outros incentivos que caíram no gosto do consumidor, cada vez mais ligado nas novidades.
A concorrência também aumentou bastante, por isso, ganha destaque a loja, comércio ou empresa que investe em um serviço de qualidade que o destaca da concorrência e seja preferência entre os consumidores que estão a um clique de distância.
Algumas empresas já tinham essas atividades bem definidas, com canais de atendimento online, sistema de delivery entre outros. Outras, tiveram que se adaptar e começar do zero. Sem orientação, esse processo se torna muito difícil.
Diante desse cenário, as empresas enfrentam o desafio de entender essas mudanças e se reposicionar para acompanhá-las. Ganha destaque o profissional que consegue interpretar o comportamento do consumidor e propor estratégias.
É preciso que o profissional de Administração, Marketing, Publicidade e demais graduados que tenham interesse na área estejam dispostos e tenham conhecimentos suficientes para entender as necessidades de cada empresa, traçar um plano que seja viável e analisar os resultados.
O Dia Mundial do Consumidor foi ontem, mas a hora de se preparar para as mudanças do futuro é agora: a Futura oferece pós-graduação em Marketing e Gestão Estratégica com o objetivo de proporcionar conhecimentos atualizados sobre conceitos e práticas de marketing, capacitando o aluno para formular e implantar soluções eficazes para os desafios organizacionais.
O curso aborda em profundidade temas modernos da gestão de marketing, com um programa que desenvolve habilidades de profissional inovador e empreendedor corporativo, visando estratégias de comunicação e vendas de produtos e serviços.
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