Comportamento do consumidor no pós-pandemia

Como se preparar?

Desde que o Coronavírus foi declarado uma pandemia até hoje, se passaram mais de um ano. Durante todo esse tempo, a forma como as pessoas vivem, se relacionam e consomem mudou bastante.

As relações de compra e venda tiveram que ser alteradas para poderem funcionar neste novo normal. A relação entre clientes e vendedores passou a ser feita de maneira digital, através da internet e dos telefones.

O uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena: o aumento foi entre 40% e 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O setor de vendas online teve um aumento de 70% em 2020.

Esses dados mostram que o comércio online é uma tendência que veio para ficar, mesmo quando a pandemia acabar. A compra online caiu no gosto das pessoas e não sairá tão cedo.

Empresas oferecem entregas rápidas, às vezes para o mesmo dia, descontos caso o cliente compre em quantidades maiores, cupons e outros incentivos que caíram no gosto do consumidor, cada vez mais ligado nas novidades.

A concorrência também aumentou bastante, por isso, ganha destaque a loja, comércio ou empresa que investe em um serviço de qualidade que o destaca da concorrência e seja preferência entre os consumidores que estão a um clique de distância.

Algumas empresas já tinham essas atividades bem definidas, com canais de atendimento online, sistema de delivery entre outros. Outras, tiveram que se adaptar e começar do zero. Sem orientação, esse processo se torna muito difícil.

Diante desse cenário, as empresas enfrentam o desafio de entender essas mudanças e se reposicionar para acompanhá-las. Ganha destaque o profissional que consegue interpretar o comportamento do consumidor e propor estratégias.

É preciso que o profissional de Administração, Marketing, Publicidade e demais graduados que tenham interesse na área estejam dispostos e tenham conhecimentos suficientes para entender as necessidades de cada empresa, traçar um plano que seja viável e analisar os resultados.

O Dia Mundial do Consumidor foi ontem, mas a hora de se preparar para as mudanças do futuro é agora: a Futura oferece pós-graduação em Marketing e Gestão Estratégica com o objetivo de proporcionar conhecimentos atualizados sobre conceitos e práticas de marketing, capacitando o aluno para formular e implantar soluções eficazes para os desafios organizacionais.

O curso aborda em profundidade temas modernos da gestão de marketing, com um programa que desenvolve habilidades de profissional inovador e empreendedor corporativo, visando estratégias de comunicação e vendas de produtos e serviços.

Saiba mais sobre o curso no nosso site, estude com a gente e veja as oportunidades aumentarem.

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!