CIÊNCIAS DE DADOS – TECNÓLOGO EAD
O curso é direcionado a estudantes recém-formados no ensino médio e profissionais que se interessam pela atuação na área.
Objetivos do Curso
O Curso de Tecnologia em Ciências de Dados tem por objetivo formar profissionais capazes de conhecer os sistemas computacionais e dominando o gerenciamento de bancos de dados e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e segurança de dados, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.
São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Ciências de Dados, modalidade EAD:
a) Promover sólida formação técnica-científica para analisar problemas e desenvolver soluções computacionais em ciências de dados para as mais variadas organizações;
b) Capacitar o aluno a desenvolver estratégias de análise de dados e aplicar técnicas de agrupamento e classificação de grandes volumes de dados;
c) Capacitar o aluno a utilizar diferentes linguagens de programação e de técnicas como machine learning, deep learning e processamento de linguagem natural para alteração de grandes volumes de dados;
d) Capacitar o aluno a ordenar e buscar padrões em conjuntos de dados, bem como encontrar e explorar tendências a partir dessas ações;
e) Desenvolver programas de computador que automatizem processos (Informatização rotinas operacionais), tornando-o operativo;
f) Administrar projetos de média complexidade e manutenção dos mesmos; implementar e administrar um sistema de gerenciamento de banco de dados;
g) Implantar sistemas informatizados, buscando a automação de processos, suporte e apoio a tomada de decisão a nível organizacional;
h) Analisar e redesenhar processos em sistemas informatizados buscando a otimização destes nas organizações;
i) Disseminar a cultura da produção sustentável;
j) Aprimorar e desenvolver o potencial do seu corpo docente e discente por meio de cursos de extensão para capacitação;
k) Desenvolver a capacidade crítica do discente, proporcionando-lhe conexão dos saberes e fazeres;
l) Criar um espaço de discussão continuada sobre as problemáticas produtivas locais;
m) Promover aos discentes o uso de ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais para progredir na tomada de decisões e no planejamento, implementação e controle para análise e desenvolvimento de sistemas;
n) Permitir que os discentes desenvolvam diversas formas de argumentação, tanto oral quanto escrita, como relatórios, textos e seminários, de modo claro e objetivo.
MERCADO DE TRABALHO
Dessa forma, ao concluir o curso o diplomado pode atuar como Tecnólogo, consultor e/ou assessor em:
– Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
– Programador de sistemas;
– Analista de negócios;
– Administrador de banco de dados;
– Analista/Gerente de tecnologia da informação;
– Organizações não-governamentais;
– Órgãos públicos Institutos e Centros de Pesquisa;
– Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| INTRODUÇÃO AO EAD | 40 |
| LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS | 60 |
| MODELOS DE GESTÃO | 60 |
| ARQUITETURA DE COMPUTADORES | 60 |
| CIÊNCIAS DE DADOS | 60 |
| POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 60 |
| PRÉ-CÁLCULO | 60 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| INTRODUÇÃO AO BANCO DE DADOS | 60 |
| SEGURANÇA DE DADOS | 60 |
| ESTRUTURA DE DADOS | 60 |
| METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 |
| FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES | 60 |
| ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE COM R | 60 |
| CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 |
| TOTAL | 420 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 60 |
| COMPUTAÇÃO EM NUVEM | 60 |
| ARQUITETURA DE DADOS | 60 |
| INFERÊNCIA ESTATÍSTICA COM R | 60 |
| CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 |
| PROGRAMAÇÃO DE BANCO DE DADOS | 40 |
| SISTEMAS OPERACIONAIS | 40 |
| DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 |
| TOTAL | 420 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| DATA WAREHOUSE E DATA MART | 60 |
| MACHINE LEARNING | 60 |
| VISUALIZAÇÃO DE DADOS E STORYTELLING | 60 |
| INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 60 |
| MODELAGEM DE SISTEMAS | 40 |
| GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO I | 40 |
| EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO | 40 |
| ELETIVA I – CÁLCULO NUMÉRICO | 60 |
| TOTAL | 420 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 42 |
| DISCIPLINA | C.H. SEMESTRAL |
|---|---|
| REDES NEURAIS | 60 |
| FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL | 60 |
| ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 60 |
| BIG DATA | 60 |
| GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO II | 40 |
| ELETIVA II – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA EM PYTHON E R | 60 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 |
| TOTAL | 400 |
| ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 52 |
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
As formações mais completas do Brasil estão aqui, escolha dentre mais de 1000 cursos em diversas categorias que vão transformar sua carreira!
Cursos relacionados

