Entenda porque

O desemprego entre profissionais qualificados é menor: é o que aponta uma pesquisa feita por uma empresa de recrutamento de cargos de média e alta gerência.

O índice de desemprego entre os profissionais qualificados – aqueles com idade igual ou superior a 25 anos e formação superior completa – é significativamente inferior em relação à população geral, mesmo na pandemia. 

Além disso, 59% dos empregadores se queixam sobre a dificuldade de encontrar profissionais qualificados no mercado.

Enquanto a desocupação na população geral no primeiro trimestre de 2020 era de 12,2%, a porcentagem de qualificados desempregados era de 5,7%. Esses dados demonstram que, mesmo em meio a crises, profissionais qualificados têm destaque e mantém seus cargos.

Mesmo assim, apesar da crise e da grande oferta de mão de obra, recrutadores ainda encontram dificuldades em preencher cargos que exigem um nível técnico ou acadêmico mais expressivo.

A falta de profissionais qualificados é um grande problema. Profissionais mais bem qualificados costumam permanecer em seus empregos, mesmo em momentos de crises, e são os que recebem promoções ou oportunidades melhores dentro daquele ambiente.

Durante a crise que o Brasil – e o mundo – enfrentam, é recomendado que os profissionais usem esse período para avaliar se as próprias qualificações técnicas e comportamentais estão alinhadas às expectativas do mercado.

Uma auto avaliação, séria e responsável, indica onde o profissional pode melhorar e o que pode ser deixado para trás. O que pode ser melhorado na sua carreira? Qual área precisa ser melhor desenvolvida? Que aptidão precisa de mais atenção? Onde você quer atuar?

Todas essas questões são muito importantes para encontrar aquilo que verdadeiramente trará resultados. Cursos e pós-graduações tornam o currículo do candidato muito mais interessante para os recrutadores e aumentam a oferta de oportunidades.

Neste momento de contínua mudança, é preciso que os profissionais se questionem se as próprias qualificações estão alinhadas às expectativas do mercado: o que você pode fazer para chegar mais longe?

A resposta está em um curso de pós-graduação: identifique, na sua área de atuação, que ramo merece mais atenção e então dedique-se a ele. A Futura ajuda você: são mais de 900 cursos de pós-graduação para você escolher, em diferentes áreas.

As pós-graduações são à distância, o que permite que os profissionais consigam estudar de onde estiverem, quando puderem, sem gastar com condução ou alimentação na faculdade. O diploma tem a mesma validade que o de um curso presencial.

Dê um up na sua carreira e afugente de vez o fantasma do desemprego: escolha um dos nossos cursos e garanta o seu sucesso!

agencia