Mantenha a equipe focada?

A sobrecarga de trabalho enfrentada por muitos profissionais desde o início da pandemia tem sido um motivo de desmotivação.

O acúmulo de funções, a falta de feedback, a falta de horários definidos e a falta de desafios são alguns dos causadores desse desânimo.

Outro motivo é o Home Office, que oferece uma falsa sensação de liberdade, mas que na verdade acaba fazendo com que as pessoas trabalhem mais e em horários fora do comum acordo entre a empresa e o colaborador.

São vários os problemas causados pela pandemia, a falta de motivação é um deles e é preciso que se invista em soluções que sejam úteis para contornar essa situação e voltar a ter uma produtividade e motivação melhores.

Como contornar essa situação? Cabe ao profissional de RH ou áreas correlatas se especializar e buscar ferramentas e métodos que sejam eficazes para manter o clima organizacional o melhor possível. Confira algumas dicas para manter a equipe motivada:

🟢Alinhamento diário ou semanal: é importante que o colaborador saiba o que deve fazer, quando deve fazer e se o seu trabalho está sendo apreciado pelas partes interessadas. Alinhamento com a equipe regularmente é fundamental;

🟢Criação de objetivos e metas claras: explicar e mostrar a situação da empresa e de cada colaborador é fundamental, principalmente em um momento de estresse como o que a pandemia trouxe. Saber se a empresa está bem e se não há ameaças ao cargo traz alívio e afasta preocupações infundadas;

🟢Feedbacks construtivos periodicamente: o feedback não precisa ser sempre positivo. Infelizmente, se ele for negativo, é importante que haja clareza, sensibilidade e honestidade. Um feedback construtivo orienta o colaborador a oferecer um trabalho melhor, todas as partes saem ganhando.

🟢Oferecimento de infraestrutura adequada: se o colaborador está trabalhando de casa em sistema de home office, é importante que o empregador converse com ele para determinar as condições de trabalho, como internet, mesa e outras ferramentas que ele precisa para produzir;

🟢Clima organizacional positivo: críticas devem ser feitas no privado, elogios no público. Para manter um clima positivo na empresa é ideal que todos estejam caminhando juntos, de acordo com as expectativas de cada um.

Empresas que investem em seus colaboradores têm resultados positivos. A Futura oferece pós-graduação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos com o objetivo de enriquecer os quadros funcionais das empresas, potencializando os talentos dos seus colaboradores ao levar em consideração suas aptidões para a formação de equipes e atuar no desenvolvimento de suas competências.

Saiba mais sobre o curso, acesse o nosso site.

agencia