Aumente as suas chances

Com a crise de saúde causada pelo novo Coronavírus e a consequente quarentena que a seguiu, muitas, pessoas, infelizmente, perderam seus empregos ou então nem conseguiram ingressar em suas respectivas áreas de atuação ao se formarem.

Nesse mercado cada vez mais competitivo, qualquer vantagem pode ser a diferença entre a chamada para fazer uma entrevista e a contratação, inclusive o currículo, que é o primeiro contato do recrutador com o candidato.

Um currículo bem elaborado pode ser a diferença entre o sim e o não para ser chamado para uma entrevista de emprego. Segundo pesquisa, sete segundos é o tempo que um empregador médio leva para ler um currículo.

Como fazer com que o seu currículo não vá parar na lixeira, eletrônica ou física? É preciso elaborar um documento que tenha as informações mais importantes e que seja fácil de ler. Nesse caso, quantidade não é igual a qualidade.

Muitas pessoas buscam encher o currículo de cursos, experiências e longas descrições sobre os cargos ocupados, no entanto, um currículo muito extenso torna-se cansativo e pouco eficaz para a contratação.

Para elaborar um currículo de sucesso é preciso se dedicar. Monte um currículo diferente para cada vaga pretendida, inclua cursos, serviços voluntários e experiências. Explique pessoalmente as suas experiências ao invés de descrevê-las em longos textos.

E a foto? A não ser que você esteja se candidatando à uma vaga de modelo, ela não é necessária. Já no LinkedIn, rede social profissional, é interessante caprichar na foto de perfil. 

A chamada “work selfie” é uma foto tirada com a intenção de usá-la no currículo ou em outros perfis profissionais. Ela não deve conter muitas informações como pessoas ao fundo, sombras e objetos confusos. De preferência, escolha um fundo branco e roupas discretas. 

Vale a pena contar com os serviços de um Fotógrafo para dar uma inovada nas suas fotos e aumentar as suas chances de conseguir um bom emprego. Existem profissionais especializados neste ramo, em fotografias feitas sob medida para alcançar a vaga ideal.

Você já ouviu falar do currículo em vídeo? Essa também é uma opção moderna muito utilizada por pessoas que trabalham em áreas relacionadas à criatividade. Neste caso, um breve resumo sobre o candidato cumpre o objetivo e substitui o currículo tradicional.

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso que a sua intenção seja clara, independente da sua forma de se apresentar. A sugestão é que você faça um currículo diferente para vagas diferentes.

Você usa foto nos seus currículos? Conte para a gente!

agencia