Desenvolva esse hábito

Ler é uma das formas mais eficazes de estimular o cérebro, de ser mais criativo e de aprender. Com a leitura, é possível aprender novas palavras, ampliar o vocabulário e desenvolver a interpretação de texto.

A ciência explica como um costume simples pode melhorar seu cérebro e também a sua vida. Confira alguns benefícios desse hábito:

1️⃣Melhora o funcionamento do cérebro: ler aumenta as conexões neurais fazendo com que o cérebro funcione melhor. Além disso, a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode ser reduzida em cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

2️⃣Estimula a criatividade: além de melhorar a escrita e o vocabulário, outra habilidade que se desenvolve é a criatividade. É possível imaginar o cenário em que a ação se desenvolve e criar um outro mundo totalmente diferente do seu.

O interessante é sempre buscar ler livros que mostrem uma época muito diferente da nossa ou um outro mundo. Opte por obras de ficção, de outras épocas e histórias que sejam muito diferentes da realidade onde vive.

3️⃣Criar senso crítico: com a leitura, você passa a refletir sobre questões e realidades diferentes das suas. Por que o mundo é como é? Por que você pensa como pensa? Perguntas assim são comuns quando você passa a questionar a vida e a sociedade.  

O mais incrível da literatura é que, nos introduzindo a realidades e épocas diferentes, ela acaba suscitando reflexões que talvez não teríamos se ficássemos sempre presos ao nosso cotidiano e à nossa rotina fixa. Ler abre a mente, e isso pode te tornar uma pessoa melhor.

4️⃣Provoca empatia: empatia é a capacidade de compreender e se solidarizar, emocionalmente, com um outro alguém. E um estudo provou que a leitura tem esse exato efeito: aumentar nossa capacidade de sentir empatia. 

A razão é um pouco óbvia: quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém (mesmo que seja fictício) e podemos entender o que é ser aquela outra pessoa. Literalmente, sabemos o que é estar no lugar dela e que tipo de sentimentos essa pessoa têm, talvez tão diferente de nós mesmos.

Para desenvolver esse hábito é interessante não ler por obrigação, mas começar por assuntos que despertem o seu interesse, testar novos gêneros e participar de grupos de leitura.

E você, tem o hábito da leitura? Conte para a gente qual livro você está lendo!

agencia