Como se preparar?

A pandemia de Coronavírus afetou a todos de maneiras diferentes. A educação foi uma das grandes afetadas. Escolas, pais, alunos e professores tiveram que se adaptar às pressas para enfrentar uma situação inédita.

Alguns estudantes permaneceram sem aula por longos períodos, outros conseguiram acompanhar as aulas online, disponibilizadas rapidamente e com pouco preparo prévio. O resultado? Você confere no parágrafo seguinte.

Metade dos estudantes do mundo – mais de 850 milhões de crianças e adolescentes – ficaram sem aulas por causa da Covid-19. Esses dados da UNESCO revelam o quanto a educação foi afetada durante a pandemia.

O abismo que se criou entre estudantes que tinham acesso à internet, pais ou responsáveis alfabetizados, energia elétrica e até mesmo comida em casa e os alunos que não tinham tudo isso disponível ficou ainda mais evidente.

O desafio que se apresenta para os profissionais da educação em um mundo pós-pandemia é enorme: a evasão escolar, alunos sem acesso à internet que não acompanharam aulas online, pais e responsáveis que muitas vezes não são alfabetizados e que não conseguiram auxiliar os estudantes, estudantes atrasados em relação aos colegas.

O que fazer diante desta situação? Se preparar e antecipar demandas: a área da educação precisará de profissionais capacitados e prontos para atuar nessa nova realidade, usando cada vez mais a tecnologia, com muita competência e conhecimentos atualizados.

Cabe aos profissionais de educação, num mundo pós-pandemia, tentar ao máximo diminuir a desigualdade evidenciada por essa situação e oferecer o reforço necessários aos estudantes que ficaram desassistidos durante esses meses.

Não apenas estudantes do ensino fundamental e médio foram afetados, mas estudantes de todos os níveis acadêmicos enfrentaram dificuldades durante esse período, adotando o modelo à distância às pressas, muitas vezes sem preparo algum.

Por isso, o profissional de educação pós-graduada terá o desafio de atender e lidar com diferentes públicos, onde for solicitado, propondo soluções e remediando o que foi feito até agora, melhorando os processos onde podem haver melhorias.

Por esses motivos a Futura oferece pós-graduação em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco com o objetivo de desenvolver competências referentes às dimensões modernas pedagógicas do professor a partir da reflexão sobre o docente do século 21.

O profissional que identifica e antecipa uma tendência do mercado sai na frente dos demais e consegue obter oportunidades mais interessantes. A área da educação exigirá profissionais capacitados para atender à essas novas – e urgentes – demandas.

Acesse o nosso site e saiba mais. Prepare-se para o futuro e garanta o seu sucesso profissional!

agencia