Saiba como se prevenir 

Outubro traz a campanha “Outubro Rosa”: um mês inteiro voltado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) a mortalidade por câncer de mama no Brasil está abaixo da média mundial, mas o país ainda enfrenta desafios na prevenção e redução das desigualdades. É preciso se proteger, saiba como:

Mantenha o peso corporal saudável: manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Uma alimentação saudável favorece a manutenção do peso saudável e a recomendação é evitar alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para aquecer ou consumir, e fazer dos alimentos in natura e minimamente processados como as frutas, legumes, verduras, feijões e outros grãos, sementes, castanhas a base da alimentação.

Seja fisicamente ativa: encontre aquela modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento coletivo, prazeroso e divertido, com a família e amigos, ou faça da atividade física um momento introspectivo no qual você se conecta consigo, enfim, é possível encaixar a atividade física na rotina de cada um, seja através do deslocamento ativo indo ao trabalho ou outras atividades caminhando ou de bicicleta, são diferentes possibilidades.

Evite bebidas alcoólicas e o cigarro: se for beber, beba com moderação. Combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Se possível, amamente até o sexto mês de forma exclusiva e até os dois anos ou mais: o aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar a amamentação conforme a dica sobre Alimentação saudável e proteção contra o câncer.

Faça seus exames regularmente: as alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.

A Futura oferece pós graduação em Enfermagem Voltada para a Saúde da Mulher com o objetivo de preparar o enfermeiro para atuar em equipe multiprofissional, desenvolvendo atividades assistenciais associadas à gerência e pesquisa na atenção à saúde da mulher, proporcionando oportunidades de atuação em atividades de educação em saúde, promovendo a participação comunitária.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre esse curso de pós-graduação, cuide-se e peça que as mulheres da sua vida se cuidem também!

agencia