Indique amigos 0800 590 4000
Home Notícias Quais são os erros mais comuns em redações?

Quais são os erros mais comuns em redações?

Conheça alguns dos erros mais comuns em textos acadêmicos

Os textos acadêmicos são assim chamados porque necessitam ter características bastante específicas. Daí a dificuldade muito comum entre os alunos de conseguir produzir textos que se adequem às necessidades do universo acadêmico.

Essas necessidades surgem do fato de que a escrita acadêmica deve ser sempre científica e técnica. Ou seja, é uma forma de escrita adequada para o treinamento de cientistas e pesquisadores.

Para ajudá-lo a não cometer erros e entender melhor as diretrizes necessárias para produzir um texto acadêmico, neste texto falaremos dos erros mais comuns neste tipo de texto.

Escrita em primeira pessoa

A primeira dica para um bom texto acadêmico é evitar o uso da primeira pessoa. Se você está numa graduação, ou até mesmo numa pós, há poucas chances em que você deverá escrever em primeira pessoa e expressar sua opinião pessoal sobre algum tema.

Lembre-se que o mais adequado em um texto acadêmico é o uso da terceira pessoa. Isso ocorre porque a terceira pessoa é a mais adequada para falar do pensamento de outras pessoas, um dos requisitos mais importantes para o debate acadêmico.

Portanto, evite utilizar a primeira pessoa em seus textos, sobretudo para emitir opiniões e impressões pessoais. Guarde o uso das opiniões pessoais para seções e momentos adequados. Em geral, os trabalhos de graduação e pós exigem o uso mais frequente da terceira pessoa ao falar dos diversos autores.

Falta de referências

Outro erro comum em trabalhos acadêmicos, sobretudo de alunos iniciantes, é não exibir as referências utilizadas no trabalho. Um dos princípios importantes de qualquer trabalho acadêmico é exibir as referências de todas as informações utilizadas no texto.

Portanto, é esperado que o aluno sempre mostre as fontes primárias de todas as informações utilizadas no texto. Seja em sites, livros, ou em revistas acadêmicas ou não, é necessário indicar de onde cada informação está sendo retirada para embasar aquele texto.

Linguagem obscura ou rebuscada demais

Outro erro comum em textos acadêmicos é a utilização de uma linguagem obscura ou rebuscada demais. Muitos alunos acreditam que, por ser um texto universitário, ali está a oportunidade de utilizar termos e palavras complexas.

Porém, a coisa não é assim tão simples. O uso de um vocabulário complexo pode acabar diminuindo a qualidade do seu texto, pois ele pode acabar se tornando difícil de entender. Aqui vale ressaltar que utilizar termos complexos não é sinal de compreensão ou de inteligência.

Lembre-se que o importante é mostrar conhecimento sobre o tema tratado no texto. Além disso, as informações e os argumentos devem ser concatenados de maneira simples e de fácil leitura. Daí que utilizar uma linguagem rebuscada pode atrapalhar o processo de leitura.

Se você tem dificuldade em produzir um texto acadêmico, seguir as regras acima certamente o ajudará a melhorar os seus textos e ganhar maior segurança para enfrentar a vida universitária.

Gostou deste texto e gostaria  de aprender a aproveitar melhor sua formação na universidade? Acompanhe nosso conteúdo.

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Navegue pelo conteúdo