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O termo network significa ‘rede de contatos’ em inglês. Networking, ou uma rede de contatos, é o relacionamento que você constrói com as pessoas que trabalham ou que já trabalharam com você, seus colegas de turma e outros profissionais que possam de alguma forma ajudá-lo quando você precisar, e vice-versa.
Antigamente, as pessoas utilizavam agendas com endereços e telefones. Depois, passaram a se comunicar via listas de e-mail. Com o avanço da tecnologia, a maneira como as pessoas mantêm contato também mudou. Quase todos estão a um clique de distância, algo que acaba aproximando pessoas com interesses em comum.
Mas porque você deveria manter contato com seus ex colegas de faculdade, ex colegas de trabalho ou ex chefes? A resposta é simples: manter uma ampla e efetiva rede de contatos.
Como anda o seu Networking?
Cultivar um bom relacionamento com os colegas de trabalho, ex-chefes e colaboradores é fundamental para transmitir uma boa impressão. Muitas vezes, novas oportunidades de trabalho e indicações vêm através deste bom relacionamento. Um bom profissional constrói pontes e cria maneiras de ser lembrado e evidenciado quando necessário.
Mas você sabe como criar um bom Networking? Confira algumas dicas:
- Aproxime-se das pessoas: é ideal criar vínculos e identidade;
- Apresente-se. Não é necessário ter um cartão de visitas, mas é interessante que as pessoas tenham uma ideia geral de quem você é e o que você faz;
- Saiba priorizar: o profissional deve saber definir o que é importante, conversando com essas pessoas de sua rede e criando vínculos que possam vir a ser importantes no futuro;
- Assim como você espera ser indicado em vagas de emprego, também indique seus contatos quando uma oportunidade surgir na empresa onde trabalha;
- Frequente lugares para ampliar sua rede: Workshops ou palestras motivacionais, por exemplo, podem ser ótimas alternativas de espaços para estabelecer bons contatos. Frequente reuniões dos profissionais da sua área, participe de encontros com a sua turma de faculdade, amigos, alunos, professores ou dos outros cursos que participou;
- Priorize contatos individuais: fale sobre suas atividades, sobre seu trabalho, e na hora de contatar as pessoas, envie e-mails individuais;
- Ouça mais: procure ouvir ativamente quando encontrar alguém pela primeira vez se apresentar a uma pessoa em algum evento, formulando perguntas que gostaria de fazer;
- Preste atenção na frequência: procure fazer um contato por semana. Isso faz com que as pessoas se lembrem de você mais facilmente.
Uma ferramenta indicada por muitos especialistas é o LinkedIn, uma rede social criada para quem busca emprego ou procura profissionais. O importante é ter equilíbrio: não use seu perfil como muro de lamentações nem como diário, seja direto e simples em suas qualificações e objetivos.
Seguindo essas dicas da Faculdade Futura o seu futuro fica bem mais perto de você!