Campanha de prevenção ao suicídio salva vidas

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Embora esse assunto ainda seja tabu na sociedade, discutir e conhecer maneiras de prevenir o suicídio é muito importante, principalmente em decorrência da pandemia que isolou as pessoas e as tirou de um convívio social, agravando quadros de depressão.

Esse é um problema que pode ser prevenido na maioria das vezes. O estudo e a discussão desse tema é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois ela só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

Pesquisas apontam que, ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, pessoas que se sentem desamparadas também se sentem mais à vontade para falar sobre o assunto nas redes sociais, possibilitando que ela encontre a ajuda que precisa.

Apesar de ser um tema tabu, grupos de apoio, postagens com solidariedade e ajuda para as pessoas que precisam têm se multiplicado e ajudado essas pessoas a passarem por essa situação e encontrarem apoio.

A pandemia trouxe muitas perdas e um sentimento de preocupação e medo muito grande na maioria das pessoas. Fazer planos para quando a pandemia acabar, conversar com amigos e familiares, mesmo que seja à distância, ajuda e prova que a pessoa não está passando por essa situação sozinha.

É preciso estar atento aos sinais de amigos, familiares, colegas de trabalho ou de classe: entre em contato com essa pessoa de maneira privada, para não expô-la, e procure ouvi-la. Procure ajuda especializada se não souber o que fazer ou o que dizer.

Falar sobre os seus sentimentos, saber que tem alguém ouvindo e compreendendo a sua situação ajuda e pode mudar a forma como as pessoas encaram o mundo e seus problemas.

Psicólogos e Psicanalistas passaram a atender de maneira online, gratuita, ou em praças e outros lugares abertos. Saiba mais aqui. Procurar ajuda é fundamental caso o sentimento de desamparo aumente: essa situação tem cura.

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. O atendimento é gratuito e anônimo pelo telefone 188 ou por chat online.

Caso você precise de ajuda ou conheça alguém que precisa, não hesite em entrar em contato! Sua vida é muito importante e o seu problema tem solução.

agencia