Saiba como mantê-la saudável

A voz é o instrumento de trabalho de muitas pessoas: mesmo que você não seja um cantor, apresentador, locutor, dublador ou professor, sua voz ainda é importante para argumentar, vender, explicar e se comunicar em geral.

Muitas pessoas não costumam se importar muito com cuidados com a voz, até sentirem falta dela. Sintomas de rouquidão, exaustão ou outros são comuns quando não há prevenção. Cuidar da voz é fundamental em todas as épocas da vida.

Perder a voz completamente é uma possibilidade para quem não cuida dela.

Quer manter a saúde da sua voz sempre em dia? Separamos algumas dicas simples para quem quer cuidar melhor da voz, confira:

Preste atenção aos sinais: a saúde da voz não vai bem quando existe rouquidão, dificuldade ou cansaço ao falar, voz baixa, perda da voz, dor de garganta e modificações no tom da voz.

O que fazer quando você apresentar qualquer um desses sintomas? Consultar um Fonoaudiólogo: esse profissional consegue identificar e apontar as melhores soluções para quem precisa de ajuda.

Evite ressecamentos do trato vocal: a exposição ao ar-condicionado deve ser controlada, assim como a ingestão suficiente de água. Procure manter a garganta sempre hidratada, principalmente em épocas de calor intenso e baixa umidade do ar.

Pare de fumar: o cigarro afeta a garganta e consequentemente a voz. O cigarro é um dos maiores inimigos da voz. Alguns medicamentos e outras substâncias podem interferir na voz e é preciso estar atento a essas mudanças.

Faça aquecimentos: ficar muito tempo sem falar pode fazer mal para a voz. Por isso, tente conversar sempre, mesmo que sozinho ou ao telefone. Outra sugestão é cantar, mesmo que em voz baixa, só para você. Nesse caso, tanto faz o estilo musical.

Cuide da sua alimentação: é importante evitar produtos gordurosos e bebidas que ressecam as pregas vocais, como o café, e aqueles que deixam a saliva mais espessa, como o leite. Cuide da sua alimentação e fique atento ao que você consome.

A Faculdade Futura oferece pós-graduação em Técnicas de Comunicação e Oratória com o objetivo de desenvolver e aprimorar a arte de falar em público com tranquilidade nas mais diversas situações.

É destinado a profissionais que pretendem trabalhar com a área de Comunicação e Oratória. A metodologia utilizada oferece recursos para o participante lidar com a ansiedade e o nervosismo ao se expressar em público.

Saiba mais, acesse nosso curso ou entre em contato pelo telefone: 0800 006 6370. Gostou dessas dicas? Compartilhe com aquele amigo ou parente que precisa cuidar melhor da voz que tem!

agencia