Evite esse problema

Você lê todo o material, assiste aos vídeos complementares e estuda com atenção mas, depois de alguns minutos, percebe que esqueceu tudo o que estudou? Parece que você apenas passou os olhos pelo conteúdo, sem de fato compreendê-lo?

Calma! Essa situação é bastante comum e acontece com várias estudantes. O que transforma uma informação em duradoura na mente humana é a repetição: é preciso reler, rever o conteúdo, quantas vezes forem necessárias até que aquela informação não seja mais algo novo.

A memorização não acontece de maneira instantânea, ela leva tempo e repetição. Por isso separamos algumas dicas que podem ajudar você a melhorar a sua memorização e, consequentemente, seus estudos:

➡️Preste atenção: tente evitar ruídos externos e pratique a concentração. Peça silêncio para as pessoas que moram com você, desligue a TV e o celular. Estude atentamente, de maneira profunda, sem interrupções. É preciso entender, e não decorar.

➡️Mantenha uma rotina de revisão: é preciso ver várias vezes o mesmo assunto para saber mais sobre ele, assim como é preciso criar uma rotina e segui-la com dedicação. Inclua materiais de apoio nessas revisões sempre que surgir alguma dúvida.

➡️Dormir: um bom sono relaxa a mente e ajuda a aprender mais, afinal, uma mente cansada tem mais dificuldade para aprender. Após os estudos, tire uma soneca. Se o sono estiver muito grande, tire uma soneca antes. No geral, regule as suas horas de sono de acordo com a sua necessidade.

➡️Comer: é preciso também se alimentar, afinal, o cérebro demanda muita energia e é muito difícil aprender de barriga vazia ou com fome. Faça as suas refeições regularmente, adicione frutas, legumes e vegetais à sua dieta e coma com calma, sem pressa.

➡️Se exercitar: praticar atividades físicas ajuda a ficar com a mente mais afiada. Os exercícios físicos melhoram a circulação de sangue em todas as partes do corpo, inclusive o cérebro, levando mais oxigênio para esse órgão tão importante.

➡️Faça anotações: anote o que você aprendeu sobre o parágrafo, capítulo ou página que acabou de ler e guarde essas anotações para mais tarde. Na hora de revisar o conteúdo, recordá-lo ficará mais fácil.

➡️Escreva o conteúdo com as suas próprias palavras: o objetivo aqui é explicar para você mesmo o que você acabou de estudar. Assim, você assume o papel de professor e aprender – e memorizar o que aprendeu – se torna muito mais fácil.

Gostou das dicas? Lembre-se de compartilhá-las com um amigo! Como você costuma memorizar o conteúdo das suas aulas?

agencia