Aprenda a dominá-las

As “soft skills” são habilidades sociais que são aprendidas através de experiências ao longo da carreira. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que 92% dos gerentes de contratação acreditam que as habilidades sociais são mais importantes que as técnicas.

Para conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou se destacar na sua atual função, é necessário desenvolver tanto as habilidades técnicas quanto as competências comportamentais.

Mas quais são essas habilidades comportamentais? É preciso que o profissional saiba trabalhar em equipe, saiba se comunicar com eficiência e que tenha um bom relacionamento com os colegas em geral.

Para que o profissional aumente as chances de ser contratado – e de permanecer no emprego – é importante que ele invista sempre nas seguintes habilidades:

Criatividade 

Essa é a competência mais procurada pelos recrutadores. Está ligada à capacidade de encontrar soluções rápidas e originais para solucionar os problemas, algo que não pode ser realizado facilmente por uma máquina.

Algumas pessoas são naturalmente mais criativas que as outras. Mas você pode desenvolver essa habilidade ao longo da sua vida profissional. 

Persuasão

A persuasão é a capacidade de expor de forma clara e lógica o seu ponto de vista para colegas, gestores e clientes. Pode ser decisiva em uma entrevista de emprego e no momento de defender seus argumentos.

Ela também é essencial para que você tenha propriedade para apresentar ideias e projetos na empresa. 

Colaboração

É preciso que o profissional seja capaz de cooperar com a equipe e a rotina de trabalho, em busca de atingir um objetivo comum. 

Essa habilidade permite que o trabalho em equipe seja desenvolvido de forma que cada membro contribua através de suas melhores competências. Afinal, ao atuar de forma integrada, é possível alcançar resultados eficazes.

Adaptabilidade

Também conhecida como resiliência, determina a competência para enfrentar situações adversas, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Não importa qual a sua área de atuação, se você tem a habilidade para gerenciar crises, você irá se destacar.

A adaptabilidade também é uma competência chave na gestão da sua carreira. Com ela, você estará preparado e qualificado para identificar a necessidade de modificações que serão decisivas para garantir o seu espaço no mercado.

Gestão de Tempo

Essa é uma habilidade presente em profissionais que sabem identificar com clareza, a partir dos resultados desejados, as atividades que necessitam de total atenção, tudo isso, sem deixar de lado as outras tarefas do dia.

A boa notícia é que você pode desenvolver essas habilidade ao longo da sua trajetória profissional: mostre que você é um profissional com capacidade, mental e emocional, para lidar com desafios, aposte sempre em novos conhecimentos e habilidades.

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