Aprenda a controlar esse problema

Você tem dificuldade para se concentrar? Quando decide estudar, parece que se sente atraído pelas redes sociais ou por outros aplicativos no celular? Você acaba de ler o conteúdo, mas parece que apenas passou os olhos por ele?

Você não está sozinho. Muitos estudantes, de diferentes idades e em diferentes etapas de ensino relatam o mesmo problema. Os alunos de pós-graduação, por exemplo, normalmente são profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que estudam à noite.

O cansaço do dia a dia e do trabalho atrapalham a concentração e podem comprometer os resultados dos estudos. Algumas orientações, no entanto, podem ajudar você:

Evite as redes sociais e o celular: apesar do mundo estar conectado e da maioria dos contatos acontecer de maneira virtual, é importante que o estudante ignore o smartphone por algumas horas.

A dica dos especialistas é deixar o celular em outro cômodo, em modo silencioso, para que não haja perda de concentração;

Saiba intercalar: estude por 30 ou 40 minutos seguidos e depois, faça uma pausa de 5 a 10 minutos para tomar um café ou mexer nas redes sociais, por exemplo. Use um alarme se precisar.

Se privar de algo que você gosta, como usar o celular ou assistir a uma série, por exemplo, não é uma boa ideia. Faça acordos com você mesmo para equilibrar as suas obrigações e a sua diversão;

O descanso é importante: é muito difícil aprender quando você está cansado. Por isso, é importante fazer pausas, ter uma boa noite de sono e não virar a noite estudando. A não ser que você possa descansar no dia seguinte.

Se você perceber que você está muito cansado, que a semana foi muito longa e que você está demorando mais do que o normal para ler um conteúdo, vale a pena fazer uma pausa mais longa, ou até planejar os estudos para mais tarde, até mesmo para outro dia.

É melhor descansar, ter uma boa noite de sono (longe de celulares) para aí sim conseguir aproveitar os estudos ao máximo. Siga uma rotina com todos os horários estabelecidos e tente não se desviar dela.

Para os estudantes que têm dificuldade para focar é bom começar com poucas horas de concentração. Em vez de estudar quatro horas, por exemplo, comece estudando duas. E se isso render, pode esticar um pouquinho mais. O importante é encontrar a quantidade de horas que ele suporta ficar bem concentrado.

E você? Como você estuda e mantém a sua concentração? Sua dica pode ajudar outros estudantes, conte para a gente!

agencia